quinta-feira, 26 de maio de 2011

MUSCULAÇÃO: prejudica o crescimento do jovem??



          A prescrição de exercícios de força para crianças sempre foi um assunto muito discutido entre os profissionais de saúde. Muitos pais tem o cuidado de não permitir que seus filhos pratiquem esse tipo de exercício por terem sido orientados de que a musculação faria com que seus filhos tivessem problemas com o crescimento. Afinal, a musculação para jovens e crianças é prejudicial a saúde?


          O problema da musculação, assim como qualquer outra atividade, é a intensidade que impomos ao treinamento. Para compreender melhor a tudo isso, é preciso que entedamos o desenvolvimento muscular e ósseo das crianças.


          A maturação do sistema ósseo do ser humano só acontece por completo no final da adolescência, nas mulheres de maneira até mais rápida do que no homem por fatores hormonais. Quando um osso está em processo de crescimento, o que faz com que eles se tornem mais longos não é a sua estrutura central, e sim, suas terminações (discos epifisários), que até estarem completamente desenvolvidas são constituídos de um processo cartilaginoso, e não ósseo. Essa cartilagem, ao ser exposta a muita pressão e stress físico intenso, pode vir a sofrer lesões, afetando de forma significativa todo desenvolvimento ósseo do indivíduo, até mesmo seu crescimento.


          Treinamentos muito intensos podem prejudicar também os músculos, tendões e ligamentos. O aumento substancial de força no inicio de todo treinamento com resistência, dar-se inicialmente por conta de adaptações neurais no músculo, ou seja, o individuo pode está suportando uma determinanda carga, sem que seus músculos estejam preparados, isso muitas vezes pode causar lesões nas semanas iniciais do treino. Os ligamentos e tendões também são prejudicados quando impostos a pesos excessivos, pois se desenvolvem mais lentamente que os músculos, correndo risco de serem lesionados de forma silenciosa.


          Sendo assim, o que vai determinar se uma atividade é prejudicial ou não para o jovem ou a criança é a intensidade e a falta de planejamento durante o treinamento, e não o tipo do exercício. Pois, o treinamento de força (musculação) feito de forma correta, com orientação de um profissional qualificado, e com um planejamento bem feito, ajuda de maneira significativa a manter à saúde, a desenvolver músculos e ossos fortes, muitas vezes ajudando até no crescimento, além de proporcionar um aumento da auto-estima de quem pratica.


''MUSCULAÇÃO NÃO PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM"


Nery Personal

Fone: (75) 8151-5077


neryvalente@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário