quinta-feira, 5 de maio de 2011

METABOLISMO: O segredo do emagrecimento!


          Muitos são os problemas que assombram a sociedade atual, e um deles é o sobrepeso. Fica cada dia mais evidente que a população está engordando de forma acelerada e que as complicações relacionadas a esse sobrepeso são fatores determinantes para o aumento das causas de morte na população mundial. O estilo de vida sedentário adotado pela sociedade, a má alimentação, juntamente com a ausência de atividade física são os fatores chave dessa transformação.

 

          Na briga contra a balança muitas pessoas pensam logo em fazer atividade física, e quando são questionadas se fazem alguma coisa para controlar o seu peso, logo vem a resposta, eu faço caminhadas semanais. As caminhadas são sempre um bom começo para quem está totalmente inativo, mais com o passar do tempo, os efeitos das mesmas já não atendem mais as expectativas e a pessoa para de emagrecer. É neste momento que entra a questão chave do emagrecimento, o METABOLISMO. 


          O metabolismo é o responsável pelos gastos calóricos diários de cada pessoa, o que significa que, um metabolismo mais acelerado ou mais lento vai determinar se o que você ingeriu será rapidamente "queimado" ou não. Pessoas obesas geralmente tem esse mecanismo lento, o que afeta diretamente a sua facilidade em acumular gordura. 


          Dentre os fatores que influenciam o controle do metabolismo, os principais e mais fáceis de fazer a manutenção são:
 
  • Quantidade de massa muscular
  • Frequência das refeições
          O que mais gasta energia no corpo humano são os músculos, o que implica que quanto mais desenvolvidos os músculos, mais energia essa pessoa necessita para manter a homeostase (estado de equilibrio das funções do organismo). A Frequência das refeições diárias também influência nesse controle. O ideal é que não sejam feitas, duas ou três grandes refeições durante o dia, mais sim cinco ou seis pequenas refeições, onde estão incluídos o café da manha, almoço e os lanches. Essas várias refeições diárias fazem com que o organismo esteja sempre trabalhando, evitando assim que o metabolismo desacelere para manter-se balanceado. Existem outros fatores que também exercem influência nesse controle, como a ingesta de água, a genética, os hormônios, mais com certeza os dois citados são os que podemos controlar mais tranquilamente.

          Sendo assim conclui-se que uma alimentação bem distribuída e balanceada, juntamente com a musculação e o aumento da massa muscular magra ajuda de forma significativa a redução do peso, pois o seu corpo vai necessitar de mais energia por conta dos músculos e vai estar ingerindo pouca caloria na alimentação. Isso faz com que se tenha um déficit calórico e maior mobilização das gorduras no momento do descanso. Só lembrando que essas dietas milagrosas podem trazer grandes danos à saúde, e que a orientação nutricional feita por profissionais qualificados é a melhor forma de obter bons resultados e saúde.

Nery Personal
Fone: (75) 8151-5077

Nenhum comentário:

Postar um comentário