quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atividade Física e o Idoso


          Muitos acreditam que os idosos são seres frágeis, e que o melhor que têm a fazer é ficar em casa repousando. Porém, esse sedentarismo em idades avançadas é que faz com que o envelhecimento chegue de forma acelerada. Os benefícios que a vida ativa traz para a população idosa são inúmeros, e a prática de uma atividade física regular melhora de forma significativa a qualidade de vida dessas pessoas.

          Com o passar dos anos nosso corpo vai sofrendo com a ação do tempo. Já não fica mais tão simples perder a "barriguinha" indesejada, a coluna já não suporta mais tanto esforço, perde-se massa muscular e densidade óssea, os ligamentos e tendões passam a dar sinais de cansaço, além da hipertensão, diabetes, entre outros males.

          Após a terceira e quarta décadas de vida, o corpo passa a sofrer um processo "retrógrado". Os músculos e ossos que até então eram fortes e vigorosos perdem força e massa, e a melhor maneira de combater essa perda é mediante a prática de exercícios. A musculação é uma ótima forma de desacelerar essas perdas, já que ajuda no ganho de massa muscular e também óssea, pois, a pressão exercida sobre os ossos durante o movimento estimula a liberação de osteoblastos (células responsáveis pela reconstituição óssea).

          Esse reforço minimiza muitos problemas osteoarticulares que afetam boa parte dos idosos. Alguns exemplos são a artrite, artrose, osteoporose e problemas na coluna em geral. Além disso, diminui o risco de fraturas em quedas, que, muitas vezes, transformam idosos saudáveis em pessoas dependentes.

          Outra dificuldade que está relacionada ao avanço da idade é a perda da famosa "barriguinha", que é considerada como problema por boa parte das pessoas. Sabe-se que os danos causados pelo acúmulo de gordura na região abdominal vão muito além da estética. Juntamente com esse acúmulo, cresce o risco de se desenvolver doenças metabólicas como o Diabetes, Hipertensão, além do aumento do risco de infarto do miocárdio.

          Uma das maneiras de se reduzir essa gordura abdominal, além de uma boa alimentação, é através das atividades aeróbicas, como a caminhada, corrida, natação, além de outros esportes. O importante é se mexer, deixando o sedentarismo e a preguiça de lado, praticando atividades das quais se goste e que resgate seu bem estar biopsicosocial para, assim, obter saúde e poder aproveitar a vida.

Nery Personal

nerypersonal@hotmail.com
Fone: (75) 8151-5077