quinta-feira, 26 de maio de 2011

MUSCULAÇÃO: prejudica o crescimento do jovem??



          A prescrição de exercícios de força para crianças sempre foi um assunto muito discutido entre os profissionais de saúde. Muitos pais tem o cuidado de não permitir que seus filhos pratiquem esse tipo de exercício por terem sido orientados de que a musculação faria com que seus filhos tivessem problemas com o crescimento. Afinal, a musculação para jovens e crianças é prejudicial a saúde?


          O problema da musculação, assim como qualquer outra atividade, é a intensidade que impomos ao treinamento. Para compreender melhor a tudo isso, é preciso que entedamos o desenvolvimento muscular e ósseo das crianças.


          A maturação do sistema ósseo do ser humano só acontece por completo no final da adolescência, nas mulheres de maneira até mais rápida do que no homem por fatores hormonais. Quando um osso está em processo de crescimento, o que faz com que eles se tornem mais longos não é a sua estrutura central, e sim, suas terminações (discos epifisários), que até estarem completamente desenvolvidas são constituídos de um processo cartilaginoso, e não ósseo. Essa cartilagem, ao ser exposta a muita pressão e stress físico intenso, pode vir a sofrer lesões, afetando de forma significativa todo desenvolvimento ósseo do indivíduo, até mesmo seu crescimento.


          Treinamentos muito intensos podem prejudicar também os músculos, tendões e ligamentos. O aumento substancial de força no inicio de todo treinamento com resistência, dar-se inicialmente por conta de adaptações neurais no músculo, ou seja, o individuo pode está suportando uma determinanda carga, sem que seus músculos estejam preparados, isso muitas vezes pode causar lesões nas semanas iniciais do treino. Os ligamentos e tendões também são prejudicados quando impostos a pesos excessivos, pois se desenvolvem mais lentamente que os músculos, correndo risco de serem lesionados de forma silenciosa.


          Sendo assim, o que vai determinar se uma atividade é prejudicial ou não para o jovem ou a criança é a intensidade e a falta de planejamento durante o treinamento, e não o tipo do exercício. Pois, o treinamento de força (musculação) feito de forma correta, com orientação de um profissional qualificado, e com um planejamento bem feito, ajuda de maneira significativa a manter à saúde, a desenvolver músculos e ossos fortes, muitas vezes ajudando até no crescimento, além de proporcionar um aumento da auto-estima de quem pratica.


''MUSCULAÇÃO NÃO PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM"


Nery Personal

Fone: (75) 8151-5077


neryvalente@hotmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CORRIDA: benefícios da prática



Muitas vezes na tentativa de tentar influenciar pessoas a praticar exercícios físicos, recebo desculpas como: ‘’não tenho tempo’’ ou ‘’não tenho saco para academia’’. Porem esquece-se de que exercício físico não precisa ser feito num ambiente fechado de uma academia, e que os espaços urbanos estão ai para serem usados. Diante disso a CORRIDA passa ser um ótimo exercício, bom para saúde e de baixo custo manutenção.

Os benefícios proporcionados pela prática da corrida são inúmeros, alguns deles são:
·        Diminuição do percentual de gordura
·        Melhora do sistema cardiorrespiratório
·        Melhora do sistema circulatório
·        Aumento e manutenção da massa muscular, e óssea

Esses são alguns dos benefícios, mais muitos outros poderiam ter sido citados.  
Assim como qualquer exercício, no inicio a corrida pode ser algo muito desgastante, bastante cansativo, mais com o passar do tempo vai se tornando uma atividade cada vez mais prazerosa. E esse prazer estar intimamente ligado a liberação da ENDORFINA, hormônio responsável por nos dar a sensação de prazer.

Para praticar não é necessário altos custos financeiros, um tênis com amortecimento, short e camiseta já basta para começar e sair correndo. Sendo assim, procure um profissional que possa lhe dar alguma orientação e comece a se mexer.

Fonte: Nery Personal – clube de corrida
nerypersonal@hotmail.com
Fone: (75) 8151-5077

METABOLISMO: O segredo do emagrecimento!


          Muitos são os problemas que assombram a sociedade atual, e um deles é o sobrepeso. Fica cada dia mais evidente que a população está engordando de forma acelerada e que as complicações relacionadas a esse sobrepeso são fatores determinantes para o aumento das causas de morte na população mundial. O estilo de vida sedentário adotado pela sociedade, a má alimentação, juntamente com a ausência de atividade física são os fatores chave dessa transformação.

 

          Na briga contra a balança muitas pessoas pensam logo em fazer atividade física, e quando são questionadas se fazem alguma coisa para controlar o seu peso, logo vem a resposta, eu faço caminhadas semanais. As caminhadas são sempre um bom começo para quem está totalmente inativo, mais com o passar do tempo, os efeitos das mesmas já não atendem mais as expectativas e a pessoa para de emagrecer. É neste momento que entra a questão chave do emagrecimento, o METABOLISMO. 


          O metabolismo é o responsável pelos gastos calóricos diários de cada pessoa, o que significa que, um metabolismo mais acelerado ou mais lento vai determinar se o que você ingeriu será rapidamente "queimado" ou não. Pessoas obesas geralmente tem esse mecanismo lento, o que afeta diretamente a sua facilidade em acumular gordura. 


          Dentre os fatores que influenciam o controle do metabolismo, os principais e mais fáceis de fazer a manutenção são:
 
  • Quantidade de massa muscular
  • Frequência das refeições
          O que mais gasta energia no corpo humano são os músculos, o que implica que quanto mais desenvolvidos os músculos, mais energia essa pessoa necessita para manter a homeostase (estado de equilibrio das funções do organismo). A Frequência das refeições diárias também influência nesse controle. O ideal é que não sejam feitas, duas ou três grandes refeições durante o dia, mais sim cinco ou seis pequenas refeições, onde estão incluídos o café da manha, almoço e os lanches. Essas várias refeições diárias fazem com que o organismo esteja sempre trabalhando, evitando assim que o metabolismo desacelere para manter-se balanceado. Existem outros fatores que também exercem influência nesse controle, como a ingesta de água, a genética, os hormônios, mais com certeza os dois citados são os que podemos controlar mais tranquilamente.

          Sendo assim conclui-se que uma alimentação bem distribuída e balanceada, juntamente com a musculação e o aumento da massa muscular magra ajuda de forma significativa a redução do peso, pois o seu corpo vai necessitar de mais energia por conta dos músculos e vai estar ingerindo pouca caloria na alimentação. Isso faz com que se tenha um déficit calórico e maior mobilização das gorduras no momento do descanso. Só lembrando que essas dietas milagrosas podem trazer grandes danos à saúde, e que a orientação nutricional feita por profissionais qualificados é a melhor forma de obter bons resultados e saúde.

Nery Personal
Fone: (75) 8151-5077